Como Descongelar Carne Corretamente – Passo a Passo Para Proteger a Saúde



Aprender Como Descongelar Carne Corretamente é essencial para garantir o sabor das refeições e principalmente evitar contaminações ou demais problemas provocados pela carne em mau estado de conservação. Para saber como fazer esse descongelamento de maneira certa, confira nosso artigo.

 

Passo a Passo de Como Descongelar Carne Corretamente
Essas dicas simples de Como Descongelar Carne Corretamente são essenciais para garantir a qualidade e segurança das refeições.

Colocar a Carne em um Recipiente de Vidro
Como Descongelar Carne CorretamenteSave

Logo que tirar a carne do congelador é necessário colocá-la (ainda envolvida na embalagem) em um recipiente de vidro bem limpo, seco e com tampa.

Manter a Carne na Geladeira
O próximo passo de Como Descongelar Carne Corretamente é manter a carne na geladeira. Por isso, depois de tirar do freezer e colocar no recipiente de vidro, é preciso manter a carne na parte baixa da geladeira, deixando o recipiente tampado.

O ideal é que a temperatura esteja entre 4º e 6º. Regra geral, o congelamento da carne deve ser rápido e o descongelamento devagar.

Isso evita a proliferação de microrganismos que são provocados pela reação da carne quando expostas à temperatura ambiente.

 

Outra dica de Como Descongelar Carne Corretamente é que ela deve ficar mantida na geladeira pelo período de 12 a 24 horas, até que esteja totalmente descongelada.

Esse tempo varia de acordo com o tamanho e espessura da carne e também com o nível de congelamento.

Preparar a Carne Logo Depois que Ela Estiver Congelada
Além de saber Como Descongelar Carne Corretamente é importante ter atenção especial ao tempo que ela deverá ser preparada.

 

O ideal é preparar a carne no mesmo dia em que ela estiver totalmente congelada. Isso evita perda do sabor e também favorece a segurança na hora da alimentação.

Todas essas dicas para descongelar carne de forma certa valem para carnes que não estão temperadas. No caso das carnes que são temperadas, elas podem ficar marinando na geladeira no máximo por 12 horas e logo depois devem ser preparadas.


Obs.: não é recomendado congelar carnes que já foram congeladas, pois isso acarreta riscos de proliferação de microrganismos e pode prejudicar a saúde.


Nos casos de carnes com baixo ou médio nível de congelamento, é possível fazer o descongelamento colocando a carne em uma embalagem plástica bem fechada e colocá-la submersa em uma tigela grande de vidro com água fria corrente.

Cuidados ao Descongelar a Carne
Além de saber Como Descongelar Carne Corretamente é preciso estar por dentro de alguns cuidados com relação ao processo de descongelamento. Vejamos quais são:

Nunca Deixar a Carne Descongelando na Pia
Além da questão da umidade constante, a pia é o local onde são lavados e preparados diversos tipos de alimentos.

Isso faz com que sejam aumentados os riscos quanto à presença de microrganismos que podem interferir na segurança da carne.Por esse motivo, a carne nunca deve ser descongelada na pia.

Não Descongelar a Carne com Água Quente
Como Descongelar Carne Corretamente – ProibidoSave

As carnes nunca devem ser descongeladas com água quente, já que o calor da água aumenta os riscos quanto ao desenvolvimento de agentes microbianos que prejudicam a carne.

Além disso, o choque térmico provocado pelo contato da água quente com a carne congelada danifica as fibras da carne e interfere no sabor e concentração de nutrientes.

Por isso, é preciso evitar a pressa ao descongelar a carne. O recomendado é sempre manter a carne descongelando na geladeira.

Nunca Utilizar Recipientes de Plástico
Ao aprender Como Descongelar Carne Corretamente, foi mencionado que devem ser usados apenas recipientes de vidro. Ou seja, nunca devem ser utilizadas vasilhas plásticas para descongelamento da carne. O motivo disso é que o vidro é considerado um material bem mais higiênico que o plástico.

As vasilhas plásticas apresentam maior risco quanto ao acúmulo de agentes perigosos para a saúde e pode interferir na segurança da carne durante o processo de descongelamento (ainda que a carne esteja na geladeira e em temperatura adequada).

Não Descongelar Carnes no Micro-ondas
Outro cuidado ao saber Como Descongelar Carne Corretamente é que ela nunca deve ser descongelada no micro-ondas. O choque térmico e o calor intenso prejudicam a segurança da carne e também reduzem o sabor e concentração de nutrientes.

Nunca Colocar a Carne Exposta ao Sol
A carne jamais deve ser exposta ao sol para acelerar o descongelamento. Esse calor excessivo também aumenta os riscos quanto à ação dos microrganismos que deterioram as fibras da carne e reduzem o sabor natural desse alimento.

Comprar Carne Fresca
Como Descongelar Carne Corretamente – Comprar Carne FrescaSave

Ao comprar carnes no supermercado é necessário prestar atenção no aspecto e nas datas de validade geralmente apontadas nas bandejas. Isso é essencial para não deixar a carne congelada por muito tempo e prepará-la antes da data de vencimento.

Depois de aprender Como Descongelar Carne Corretamente, faça esse processo corretamente e garanta a qualidade do alimento.


Você também vai gostar: