Pode usar camiseta de candidato no dia da votação? Saiba aqui



De acordo com o Procurador Regional Eleitoral, dr Luiz Carlos, “o eleitor pode, por iniciativa própria, vestir uma camisa de apoio a um candidato” 03 de outubro de 2018
Com a proximidade do dia da eleição começam a surgir diversas dúvidas sobre o que pode e o que não pode fazer no dia da eleição.São muitas regras que valem para partidos, candidatos e também para eleitores mas, afinal, pode usar camisa do candidato no dia da eleição?

 

A crescente busca por camisetas de candidatos a presidência como Jair Bolsonaro e Fernando Haddad tem aumentado a procura por esta resposta. Confira matéria!

Para sanar esta dúvida a reportagem do Costa Norte entrou em contato com a Procuradoria Regional Federal da 3a Região e também com o Tribunal Regional Eleitoral do estado de São Paulo e as resposta vão te surpreender.


O que diz o TRE-SP


Questionado sobre o uso de camisetas de candidatos o tribunal deu algumas orientações sobre o que não pode ser feito no dia da eleição, 7 de outubro. Segundo o órgão “a realização de qualquer propaganda eleitoral é considerada crime. É proibida a aglomeração de pessoas com instrumentos de propaganda que caracterize manifestação”.

Ainda de acordo com a nota do tribunal “o eleitor pode manifestar sua preferência, desde que de maneira individual e silenciosa e revelada apenas por meio de adesivos, dísticos, broches ou bandeiras. O uso de camiseta é vedado (proibido)”.

O que diz o Procurador Eleitoral

Sobre poder ou não usar a camisa do seu candidato no dia da eleição, o Procurador Regional Eleitoral para o estado de São Paulo, Luiz Carlos, informou que o eleitor pode, por iniciativa própria, vestir uma camisa de apoio a um candidato. Isso é permitido. Mas ele esclarece: “O que não é permitido é que um partido ou candidato confeccione ou distribua camisetas para serem usadas no dia da votação”.

Então, se você está pronto para apoiar seu candidato usando “aquela” camisa no dia 7, prepare-se, existem muitas interpretações.


Você também vai gostar: