A maquiagem que você usa, pode ser mais prejudicial do que você imagina



Cada vez mais as pessoas estão buscando se cuidar mais, seja para fins de saúde e até estética. Em se tratando de estética, a maquiagem tem grande destaque. Essa indústria bilionária, cresce cada vez mais, oferecendo produtos que mexem com a vaidade de mulheres e homens.

Hoje temos a disposição uma infinidade de produtos de maquiagem, como bases, blushs e batons. Mas você já parou para pensar nos efeitos que esses produtos aparentemente inofensivos podem ter na sua saúde?

Se você esta sem tempo para ler o artigo, veja o vídeo abaixo:

No vídeo de hoje vamos mostrar alguns dos possíveis riscos associados ao uso de certos tipos de maquiagem:

Intoxicar o corpo com metais pesados Uma pesquisa mostrou que o uso de pó facial por mães que amamentavam acabou causando contaminação do leite, intoxicando as crianças com doses de metais tóxicos muito acima do permitido. Um outro estudo feito em 1991 demonstrou que os lápis de olho contém quantidades elevadas de chumbo.

Prejudicar a pele Se você costuma usar maquiagem para disfarçar espinhas, talvez seja melhor repensar isso. Além de não resolverem, esses produtos acabam obstruindo os poros da pele além de em muitos casos conterem substâncias nocivas, como:

Cádmio
Metal pesado que, segundo estudos pode causar insuficiência renal, doença óssea e até câncer. Os pesquisadores acreditam que o cádmio se torna tóxico em níveis bem abaixo dos limites estabelecidos pela OMS.



Tolueno
O tolueno é muito usado como diluente de tinta e pode causar danos ao sistema nervoso e levar a distúrbios neurológicos, como a demência. Essa substância pode ser encontrada em vários produtos para unhas e também em alguns corantes capilares.

Benzofenonas
São usadas em produtos que protegem contra os raios UV, perfumes, xampus e condicionadores. Um artigo publicado na revista Dermatitis, afirma que as benzofenonas podem causar reações alérgicas, como erupções cutâneas e até mesmo choque anafilático.

Chumbo
É um metal pesado presente em um grande número de produtos de maquiagem, especialmente aqueles com mais pigmento, como sombra, batom e delineador e até em loções para bebês. O chumbo é altamente tóxico quando entra na corrente sanguínea, pode causar distúrbios neurológicos, além de infertilidade e câncer.
Em 2012, a FDA, constatou a presença de chumbo em nada mais, nada menos 400 marcas de batom.
Em muitos casos, essa quantidade era maior do que a considerada segura.

Parabenos
Parabenos são conservantes adicionados aos cosméticos para evitar o crescimento de bactérias. São muito usados em perfumes e colônias, mas também pode ser encontrado em xampus e condicionadores. Essas substâncias são consideradas potenciais desreguladores endócrinos e já foram encontradas em tecidos com câncer de mama.

Talco
O talco em pó, em sua forma natural, contém amianto que, de acordo com várias pesquisas, pode causar diferentes tipos de cânceres, como o câncer de ovário. Embora muitos acreditem que esses produtos não possuam quantidades significativas de substâncias nocivas, o uso regular deles pode acabar causando problemas à saúde.

Se você gosta de usar maquiagem, procure ler cuidadosamente os rótulos e evitar aqueles produtos que contenham essas substâncias. E lembre-se de que tudo que é em excesso faz mal.

Fonte: Why Your Makeup Is More Harmful Than You Think


Você também vai gostar: