Por que você deveria colocar um ramo de eucalipto no seu chuveiro



Ter um tempo para você mesma, se desconectar e estar em harmonia nunca esteve tão na moda: as buscas por “bem-estar” no Pinterest crescem mais de 450% a cada ano! Dentre os termos relacionados, estão mindfulness, Tai Chi, óleos essenciais comestíveis e um que nos surpreendeu: ramos de eucalipto no chuveiro.

Descubra como apreciar os melhores rótulos do mundo no conforto da sua casa
Pode parecer estranho em um primeiro momento, mas a ideia não é apenas deixar o cômodo mais bonitinho. “O eucalipto tem um aroma agradável e calmante. Dá a sensação de frescor, você desestressa e relaxa” explica José Roberto Magda Filho, pneumologista e professor da Universidade de Taubaté, no interior de São Paulo.


 


O segredo está na mistura vapor + plantinha. A combinação libera a substância eucaliptol, responsável pelo cheirinho gostoso e por outros benefícios também, que se tornam muito úteis no tempo seco e frio do inverno. “O eucaliptol deixa as secreções mais fluidas e provoca a sensação de alívio do nariz e do pulmão na hora de respirar. Isso, somado com o vapor, pode ajudar, ainda que não seja cientificamente comprovado que o eucalipto cure”.

 

Algumas áreas da medicina alternativa garantem que a árvore pode ter mais efeitos sobre o corpo e recomenda o uso do óleo essencial no banho para aliviar diversos sintomas: dor de cabeça e muscular, stress, tosse, entre outros. “O eucaliptol destaca-se como um componente químico eficaz e que vale a pena considerar em sua mistura de aromaterapia, especialmente durante o inverno” defende Emilia Kiyohara, aromaterapeuta e Presidente da Aromaflora.


Você também vai gostar: