Se você tem costume de comer mamão, precisa ler isso agora!


O mamão tem mais benefícios à saúde do que muita gente sabe. A fruta costuma ter fama apenas por sua capacidade de auxiliar o funcionamento do intestino. Mas suas vantagens vão muito além! Os especialistas sugerem que porções de frutas devem ser comidas todos os dias, e o mamão merece estar em sua dieta diária.

Confira porque o mamão deve estar sempre incluso em sua dieta!

1. Previne o câncer do colo.
O mamão tem propriedades antioxidantes, que mostrou estar associado com a redução do câncer do colo, combatendo os radicais livres, segundo o Vitamins Diary.

2. Melhora o funcionamento do intestino
Essa é a propriedade mais conhecida do mamão. Ele possui enzimas que digerem proteínas únicas, o que facilita a digestão, além de conter fibras. Tudo que possui fibras evita a prisão de ventre. Invista no mamão!

3. Combate doenças cardíacas
Rico em antioxidantes, que são nutrientes que previnem a oxidação do colesterol, evitando, assim, que se formem placas nas paredes dos vasos sanguíneos, o que pode causar ataques de coração e derrames, segundo o WH Foods.

4. Alivia os sintomas da sinusite
De acordo com a Health, um estudo alemão mostrou que o mamão possui uma enzima chamada Bromelina, que ajuda a reduzir o muco e a inflamação. Para quem tem a doença, agora é hora de incluir a fruta no cardápio diário!

5. Reduz o colesterol
É uma excelente fonte de fibras e se for associado a uma alimentação saudável e com a prática de exercícios pode contribuir para a redução do colesterol.

6. Amigos dos seus os joelhos
Segundo a RD, a vitamina C presente no mamão pode proteger os joelhos e as estruturas de apoio.

7. Ajuda a saúde óssea
Esse benefício é resultado do ácido fólico (derivado da vitamina B), que ajuda a prevenir fratura de ossos e osteoporose relacionada, segundo a revista Health.

8. Em mulheres, combate doenças da vesícula biliar
Acredite: o mamão tem duas vezes mais vitamina C do que a famosa laranja. Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, mulheres possuem níveis mais baixos de vitamina C e por isso são mais propensas a ter problemas de vesícula.


9. Pele de pêssego
O mamão é um alimento extraordinário e o reflexo disso é uma pele de pêssego. Associado à alimentação saudável e com a ingestão de bastante água, não tem erro!

10. Saboroso e versátil
Mamão vai bem com tudo! Pode comê-lo puro, colocá-lo no meio de saladas (inclusive de frutas), sucos, vitaminas e, até mesmo, fazer máscaras para a pele. Quem não se lembra das famosas máscaras de mamão para o rosto feitas pelas vovós?


Como consumir o mamão no café da manhã? Veja como aproveitar essa fruta na primeira refeição do dia

1 – Natural: Luciana Novaes explica que a fruta fresca será sempre a melhor maneira de ser consumida, pois assim garante a ingestão maior de vitaminas e minerais presentes no alimento. A vitamina C, por exemplo, encontrada em alta quantidade na fruta, ingerida pela manhã, ajuda a reforçar o sistema imunológico e deixar nosso corpo livre de gripes, resfriados e outras complicações.

2 – Sucos: Que tal procurar combinações perfeitas que potencializem os benefícios do mamão? A nutricionista indica bater a fruta no liquidificador com morangos ou laranjas, duas frutas cítricas que enriquecem a preparação, aumentando o teor de vitamina C na bebida. Esse complexo vitamínico também possui propriedades antioxidantes que combatem as ações dos radicais livres, prevenindo assim o envelhecimento precoce das células do organismo.

3 – Vitaminas: Para quem adora beber leite no café da manhã, o mamão também pode compor uma poderosa vitamina matinal. “Batida com leite e banana, o mamão também se transforma em uma vitamina pronta para dar energia para começar o dia e ótima para praticantes de atividades físicas”, indica a nutricionista.

4 – Combinado com cereais: Ao consumir a fruta fresca, você pode inovar o seu café da manhã e incluir alguns cereais como a aveia e a granola, que trazem mais energia e aumentam a saciedade até uma próxima refeição. Outra opção também é salpicar uma colher de chia. Essa semente tem efeito desintoxicante no organismo, reduz a gordura corporal, auxiliando assim na perda de peso saudável.

Mamão em outras horas do dia: a fruta pode complementar as principais refeições
Apesar de ser tradicionalmente consumida pela manhã, a nutricionista Luciana Novaes adianta que o mamão pode fazer parte das nossas refeições a qualquer hora do dia. A dica da especialista é misturá-lo em saladas com outros ingredientes e assim, ter uma entrada saudável, leve e saborosa para o almoço ou jantar. “O mamão pode entrar em saladas, junto com alface, rabanete, tomate, por exemplo, dando um frescor à preparação”, indica.

Outra boa maneira de inserir a mamão no seu dia, é torná-lo uma deliciosa sobremesa. Se você é uma daquelas pessoas que não resistem a um docinho após o almoço, essa fruta pode ser consumida picada ou batida em forma de creme com gotas de limão. Fica uma delícia!

Recomendações de consumo: o mamão é saudável, mas deve ser ingerido com moderação:

Como qualquer fruta, o consumo em excesso pode elevar muito o nível de frutose e, com isso, contribuir para o ganho de peso. O mamão em excesso também tem efeitos laxativos, o que leva a perda de minerais importantes no corpo, além de desidratação. Pessoas com alergia a papaína, uma substância presente na fruta, também podem desencadear reações após ingestão. “Se não for alérgico, comendo com moderação, o mamão trará diversos benefícios para a saúde”, finaliza a nutricionista.


Você também vai gostar: