BENEFÍCIOS DO PINHÃO PARA NOSSA SAÚDE. SUPREENDA-SE!



Você conhece os benefícios do pinhão? A árvore símbolo do Paraná possui uma semente que, além de deliciosa, faz muito bem à saúde. Não é à toa que nutricionistas do mundo inteiro recomendam essas sementes que, além de muito baratas, são excelentes fontes de fibras.

Sem contar que elas oferecem também carboidratos, proteínas e mineiras que são essenciais, como o ferro, cálcio, potássio e o zinco.

Lista de benefícios do pinhão
Fique de olho nos benefícios do pinhão abaixo e aproveite-os:

– Energia
Eles dão o impulso que você precisa quando está cansado, já que possuem magnésio e proteína. Considerando que o magnésio atua contra a fadiga e liberta a tensão muscular.

Veja Mais: Método inédito no Brasil acaba com a queda de cabelo e fortalece os fios de forma rápida
– Sistema cardiovascular
Os pinhões contribuem para a boa circulação sanguínea, contribuindo assim, para um coração mais saudável. Além disso, também são excelentes fontes de gorduras monoinsaturadas, estas são associadas a um nível baixo de colesterol. Fora que os pinhões também contém ferro, cobre, vitamina E e K, além de manganês, que colaboram para o bom funcionamento cardiovascular.

– Antienvelhecimento
Por conter antioxidantes, os pinhões ajudam a retardar o envelhecimento da pele, removendo os radicais livres do corpo. Consumir alimentos ricos em antioxidantes ajudam também a combater células cancerígenas, já que os radicais livres podem causar o aumento das células cancerígenas. Sem contar que o pinhão contém cobre também, este ajuda contra o processo de envelhecimento.


Benefícios do pinhão

– Perda de peso
A semente ajuda na perda de peso, já que contém ácido pinoleico, ou seja, um inibidor de apetite. Sem contar que o pinhão ajuda na liberação de glucagon-like peptide-1 e colecistoquinina, hormônios liberados com seu consumo que agem como supressores de fome, embora o pinhão seja rico em gorduras.


– Olhos
Por conter um antioxidante fundamental para prevenir doenças oculares, a luteína, os pinhões são excelentes contra catarata e degeneração macular.

Receita natural com pinhão
Agora que você conhece os benefícios, anote uma receita para aproveitar mais o pinhão:

– Risoto de pinhão

Você vai precisar de:

3 colheres (sopa) de queijo cottage
½ xícara de vinho branco
2 xícaras de arroz arbóreo
Sal e pimenta a gosto
400g de pinhão cozido e picado
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 dente de alho
1 pacote de queijo ralado
1 litro de caldo de legumes
1 cebola pequena cortada

Para o preparo:

Cozinhe o pinhão na panela de pressão por 40 minutos. Ainda quente, descasque-o e em seguida, corte em pequenos pedaços. Frite a cebola e o alho em uma panela para fazer o arroz. Assim que dourá-los, adicione o arroz, mexa e adicione o vinho mexendo a mistura até evaporar o líquido. Coloque o pinhão e adicione, aos poucos, o caldo de legumes, mexendo para não grudar.

Assim que absorver o líquido do caldo de legumes, adicione o queijo cottage, mexendo até que fique cremoso. Finalize com queijo ralado, misturando-o ao risoto.

Agora você já conhecer todos os benefícios do pinhão e tem uma receita saborosa para fazer.


Você também vai gostar: