Retirar os pelos do nariz pode causar problemas de saúde Estudo comprovou que retirar os pelos do nariz pode ser mais prejudicial do que você imagina


114
Todas sabemos que os pelos do nariz podem ser esteticamente desagradáveis, mas você já pensou no porquê deles estarem ali? Um médico otologista da Universidade de Nova York faz um importante alerta para todos nós. Acompanhe!

Para que servem os pelos do nariz

Nossos pelos nasais têm uma função extremamente importante para todo o corpo. Eles nos protegem de microrganismos nocivos, através da união entre o muco e os movimentos dos pelos das fossas nasais – sim, eles se movimentam!

Todos sabemos que o nariz filtra o ar que inalamos e esses pequenos pelos chamados cílios é que são responsáveis pela “varredura” do ambiente. Eles se movimentam, levando o muco contaminado para a área correta – o estômago – que irá destruí-los através dos ácidos.

Vários germes vivem nas bases desses pelinhos que, se retirados, deixarão de proteger o corpo, causando sérios riscos à saúde.

Riscos ao aparar os pelos nasais

De acordo com os estudos realizados por uma equipe liderada pelo Dr. Erich Voigt, de uma conceituara universidade americana, é fundamental que se conheça o que ele chama de Triângulo Perigoso da Face. Segundo o estudo, se você retirar a proteção nessa zona, corre sérios riscos de saúde.



Essa área é o conjunto de pequenos vasos sanguíneos localizados entre os cantos dos lábios e o nariz. Então, muito cuidado com ela, tudo bem?

De acordo com o Dr Voigt, se você aparar muito os pelos das narinas, há risco de ter algumas consequências bem severas, como por exemplo, meningite ou abscesso cerebral.

Isso acontece porque as veias que drenam o sangue do nariz e do cérebro são as mesmas. Se aparar muito curto ou pior, arrancar os pelos com máquina ou pinça, você corre o risco de que microrganismos e afins entrem não somente nas cavidade nasais, mas também nos seios da face e no cérebro.

Como aparar os pelos do nariz

Ok, se a coisa estiver feia dá para resolver, mas tem a forma correta de aparar para não causar danos, mantendo assim a função de filtro. Veja o passo a passo:

Higienize a área a ser tratada
Use uma tesourinha sem ponta, reta e esterilizada. É importante que ela seja usada exclusivamente para a região das narinas, evitando contaminação
Posicione-se em frente ao espelho de aumento, desse utilizados para maquiagem
Retire delicadamente a superfície excessiva de pelos
Atenção! Os pelos não podem ficar muito curtos.
Com cuidado e higiene, tem como ficar com uma aparência bonita e ainda saudável.

Gostou das dicas? Compartilhe!


Você também vai gostar:

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*