Podemos limpar nossa casa sem produtos químicos?

podemos-limpar-nossa-casa-sem-produtos-quimicos-500x307-500x307

 

Além de ser bom para o meio ambiente, se lavarmos nossa roupa com vinagre e bicarbonato estamos garantindo a remoção dos depósitos de cal acumulados na máquina de lavar.Podemos limpar nossa casa sem produtos químicos?

Estamos cada dia mais conscientes da importância do uso de produtos naturais e caseiros, como aqueles usados ​​pelas nossas avós, que eram simples, mas baratos e eficazes.

Eles também tinham a vantagem de não conter substâncias, que em última análise, podem ser tóxicas.

Mas, será que nós podemos limpar nossa casa sem produtos químicos? Neste artigo vamos explicar como limpar a casa substituindo produtos de limpeza convencionais por outros totalmente naturais como o limão, o bicarbonato de sódio ou vinagre. Descubra-os!

Desengordurante para limparProductos para limpar
Para remover o excesso de gordura da cozinha precisamos de produtos que tenha um forte poder desengordurante: o vinagre e suco de limão. Com eles, não somente poderemos limpar as superfícies da cozinha, como também o forno, estufas, geladeiras, etc.

Ingredientes

500 ml de vinagre
100 ml de suco de limão
400 ml de água
Elaboração

Podemos misturar todos os ingredientes ou bater o vinagre e a água com o limão inteiro e depois coar tudo, já que a casca deste cítrico também tem efeitos potentes.

Em seguida o colocaremos em um borrifador.

Veja também: Como usar limão e outros produtos naturais para limpeza?

Banheiros limpos
No banheiro, precisamos de um produto que limpe em profundidade e ao mesmo tempo desinfete a fim de evitar os fungos que aparecem pelo excesso de umidade.

Propomos a incorporação do óleo essencial de árvore do chá, um excelente antifúngico que nos permitirá evitar o aparecimento de micro-organismos.


Ingredientes

250 ml de vinagre
250 ml de água
30 gotas de óleo essencial de árvore do chá
Elaboração

Misture bem todos os ingredientes. Devemos sempre agitar o produto antes de usar.

Limpeza de pisosÓleo para limpar
Na hora de limpar os pisos queremos também perfumar o ambiente, portanto, neste caso, vamos adicionar um óleo essencial de nossa escolha. Então, nós também evitaremos o odor excessivo do vinagre.

Propomos o seguinte:

Hortelã: ótimo limpador e muito refrescante.
Cítricos: limpadores de aromas agradáveis, que realçam a alegria e o bom humor.
Alecrim: potencializa os efeitos purificantes do produto.
Ingredientes

250 ml de vinagre
250 ml de água
30 gotas do óleo essencial que escolhermos
Eliminar odores
Saquinhos de chá para limpar a casa

Os saquinhos de chá que já tenhamos utilizado podem ser colocados para secar a fim de se tornarem uma ótima maneira de eliminar odores.

Podemos colocar alguns deles em uma caixa de papelão com furos e introduzi-los em um armário ou diretamente nos cantos da geladeira.

Esta capacidade de absorver odores também nos possibilita usá-los para limpar os tapetes ou cobertores e camas de nossos animais de estimação.

Apenas devemos espalhar o conteúdo dos saquinhos de chá e deixar assim por alguns minutos e em seguida passar o aspirador. Isto irá remover a poeira e os odores, ao mesmo tempo.

Para tapetes podemos realizar o mesmo processo com bicarbonato de sódio.

Lavar a roupa
Para lavar a roupa, temos dois produtos naturais que nos trarão grandes vantagens:

Vinagre: se o adicionarmos na caixa de amaciante nos permitirá ter uma roupa mais suave e sem o aroma de vinagre, que por sua vez, cuidará também da descalcificação da máquina de lavar.
Bicarbonato de sódio: facilita a remoção de manchas e branqueia as roupas. O adicionaremos sempre misturado com a água na máquina de lavar roupa ou na caixa de amaciante, junto com o vinagre.
Se quisermos dar um aroma especial à roupa, pois esses produtos não irão fazer isso, podemos acrescentar algumas gotas de um óleo essencial. Recomendamos aromas florais, como de rosa ou de flor de laranjeira.

Você também vai gostar:

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.

*